O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o país está em alerta em face da previsão do ciclone Chalane, que já evoluiu para depressão tropical severa, acompanhada de chuvas intensas em Madagáscar.


O Presidente da República visitou na manhã deste domingo o Centro Operativo de Emergência (CENOE), para se inteirar do grau do preparação desta Instituição face ao fenómeno natural que poderá atingir o canal de Moçambique no dia 29 de Dezembro, tendo como epicentro as províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Nampula, e sul concretamente nas províncias de Inhambane e Gaza, podendo atingir parte


 

da província de Maputo.


Neste momento a depressão tropical severa está em Madagáscar e com chuvas intensas. A previsão é que na passagem pelo país, o fenómeno seja caracterizado por chuvas em todos país que poderão provocar inundações. A previsão pessimista é que venha a afectar mais de 4 milhões de moçambicanos, 6 mil escolas e 550 unidades sanitárias.

O Presidente da República apelou a todas as populações que residem em zonas de risco para se retirar, sob pena das chuvas intensas provocarem inundações.